Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Atraso do INSS no pagamento do salário-maternidade gera danos morais

há 7 anos

Atraso do INSS no pagamento do salrio-maternidade gera danos morais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi condenado a pagar indenização por danos morais a uma mãe que teve seu salário-maternidade atrasado injustificadamente por cerca de um ano, comprometendo o pagamento das despesas básicas. A decisão é da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Devido ao atraso, a segurada ingressou com uma ação por danos morais e materiais contra o INSS. Porém, a sentença de primeiro grau somente condenou a autarquia ao pagamento de juros de mora entre a data do requerimento e o recebimento do benefício pela autora.

A segurada então recorreu ao TRF-3, argumentando que a demora injustificada de mais de um ano para a concessão e pagamento do salário maternidade não pode ser entendida como circunstância inerente aos problemas do cotidiano, sendo devida a indenização por danos morais.

No TRF-3, o juiz federal convocado Marcelo Guerra considerou inequívoca a responsabilidade do INSS, na medida em que dispunha de todas as informações do empregador, dados que constavam inclusive no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Ele afirmou que a conduta do INSS é suficiente para verificação do nexo de causalidade, o que enseja sua responsabilidade pelos danos morais, uma vez que a retenção injustificada do salário maternidade comprometeu o pagamento das despesas básicas e ordinárias da autora, ampliadas com o nascimento do filho, o que não caracteriza mero aborrecimento.

“Não há dúvida de que o sofrimento gerado pela conduta ilegal da ré, que restringiu de forma injustificada o benefício da autora e impossibilitou o pagamento das despesas de subsistência, de modo que a ensejar a reparação moral”, declarou.

Assim, ele determinou o pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil, considerando o valor “adequado e proporcional” por não ocasionar o enriquecimento ilícito da autora, sendo capaz de recompensá-la, e ao mesmo tempo, servir de "desestímulo à repetição do ato ilícito" do INSS.

Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-3.

Processo 0004206-33.2008.4.03.9999/SP

Fonte: Amo Direito.

  • Sobre o autor" A palavra é o instrumento irresistível da conquista da liberdade" Ruy Barbosa.
  • Publicações773
  • Seguidores574
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1180
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atraso-do-inss-no-pagamento-do-salario-maternidade-gera-danos-morais/419243142

Informações relacionadas

Consultor Jurídico
Notíciashá 7 anos

Atraso do INSS no pagamento do salário-maternidade gera danos morais

Marselha Nascimento, Advogado
Modeloshá 4 anos

Petição de manifestação de recusa a proposta de acordo do INSS

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-65.2016.8.13.0145 MG

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 11 meses

Como Calcular Multa Diária por Descumprimento de Ordem Judicial: Guia Prático da Aplicação das Astreintes

Isabella Alves, Advogado
Notíciasano passado

Direito do Trabalho: Pagamento de salário com ATRASO gera dano moral!

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns, ao excelentíssimo juiz da causa!

Ótima matéria, parabéns! continuar lendo

Quando há atraso no atendimento também gera esse dever de indenizar? Pois, é agendado o atendimento pelo site e demorou 6 meses para que eu fosse atendida, dei entrada em maio de 2016 e somente em novembro do mesmo ano fui atendida e o pagamento somente foi realizado em dezembro. Meu bebê tem 10 meses e fiquei sem salário- maternidade nos meses iniciais de vida dele o que foi bem dificil.
Agradeço se alguém puder me tirar essa dúvida.
Obrigada!!! continuar lendo