Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Empresa deve indenizar por busca e apreensão indevidas de veículo

há 7 anos

Empresa deve indenizar por busca e apreenso indevidas de veculo

O juiz da 1ª Vara Cível de Brasília condenou a Aymoré Crédito Financiamento e Investimento a pagar indenização por danos morais a cliente que teve o carro apreendido indevidamente em ação de busca e apreensão. Além de pagar R$ 5 mil de danos morais, a empresa deverá arcar também com os prejuízos materiais impostos ao consumidor.

O autor relatou que atrasou o pagamento de algumas parcelas referentes ao financiamento de veículo, com garantia de alienação fiduciária, contratado com a ré. Informou que os valores em atraso foram quitados em acordo extrajudicial, no dia 31/3/2015. Apesar disso, no dia 23/7/2015, teve o carro apreendido judicialmente em decorrência da dívida. Pediu a condenação da Aymoré no dever de indenizá-lo, afirmando que cabia à empresa suspender o curso da ação judicial.

Em contestação, a empresa negou a existência dos danos pleiteados e defendeu a culpa exclusiva de terceiros pelos fatos.

Na sentença, o juiz considerou “inafastável a responsabilidade do réu, porquanto emerge da situação narrada o nexo de causalidade, advindo da supra aludida ação de busca e apreensão intentada pela parte ré, frise-se, ato de boa-fé, mesmo após a quitação da obrigação pelo autor, resultando na indevida apreensão do veículo. Logo, incumbe à ré o ressarcimento ao autor dos danos materiais por ela causados, quais sejam, as despesas decorrentes da apreensão do veículo, cujos valores devem ser corrigidos monetariamente desde a data do desembolso.”

Quanto aos danos morais, o magistrado acrescentou que a conduta da empresa em não suspender a ação após a quitação da dívida ensejou constrangimento e abalo psíquico ao réu, configurando o dano moral.

Ainda cabe recurso da decisão de 1ª Instância.

Fonte: tjdft

  • Sobre o autor" A palavra é o instrumento irresistível da conquista da liberdade" Ruy Barbosa.
  • Publicações773
  • Seguidores574
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações217
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-deve-indenizar-por-busca-e-apreensao-indevidas-de-veiculo/419243284

Informações relacionadas

Ana Priscila Alves Duarte, Advogado
Modeloshá 2 anos

Contestação c/c reconvenção e pedido de tutela de urgência em ação de busca e apreensão de veículo

Consultor Jurídico
Notíciashá 11 anos

Apreensão indevida de veículo gera dano moral

Tribunal de Justiça de Goiás
Jurisprudênciahá 8 anos

Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - APELACAO CIVEL: AC XXXXX-07.2010.8.09.0006 ANAPOLIS

Petição - TJSP - Ação Nulidade e Anulação de Testamento - Procedimento Comum Cível

Ricardo Dionísio André da Rocha, Advogado
Artigoshá 6 anos

BUSCA E APREENSÃO: Aymoré é condenada na justiça a devolver veículo ao cliente e reduzir os juros abusivos

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

As vezes a justiça até funciona... continuar lendo

Já tivemos um caso, contra a própria Aymoré, onde a indenização fora fixada em R$ 20.000,00 mais 20% de verbas de sucumbência. Em breve postarei aqui o acórdão. continuar lendo