Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

MEC patrocina verdadeiro estelionato educacional, afirma Lamachia.

há 7 anos

MEC patrocina verdadeiro estelionato educacional afirma Lamachia

Brasília – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, fez uma crítica contundente ao ministro da educação em seu discurso proferido na noite desta quinta-feira (20), durante a abertura do XXXIX Encontro Nacional de Presidentes de Caixas de Assistência do Brasil (Concad), em Recife (PE).

Lamachia afirmou que “o ministério da educação patrocina mais um verdadeiro estelionato educacional ao permitir a criação dos cursos de tecnólogo e técnico em Serviços Jurídicos”.

O dirigente afirmou que “o MEC mais que se distancia de sua função de zelar pelo rigoroso padrão de qualidade do ensino, abre caminho para a criação de uma classe indefinida de profissionais, criando problemas ainda mais sérios às centenas de milhares de bacharéis em Direito que hoje formam-se e não encontram posição favorável no mercado de trabalho”, destacou.

Lamachia destacou que a OAB já manifestou ao presidente da República sua total contrariedade com a medida e vai judicializar o tema, caso o MEC não reavalie sua posição.

“É preciso garantir a qualidade da formação dos bacharéis em direito. Os cursos técnicos e tecnólogos não são habilitados a formar bacharéis em direito, como já ficou claro em tentativas anteriores de autorizar esse tipo de curso”, ressaltou Lamachia.

Conforme o presidente, a decisão segue o mesmo princípio que ao longo das últimas duas décadas mercantilizou o sistema educacional, colocando o padrão de qualidade de ensino e de reconhecimento aos professores em patamar secundário.

“A educação, especialmente no ramo jurídico, não pode ser tratada pelo Estado como uma simples moeda de troca. Trata-se de direito de cada brasileiro de receber ensino de qualidade, com respeito a critérios técnicos coerentes com a responsabilidade de sua futura atuação para a defesa dos interesses da sociedade, evitando que sejam mais uma vez vítimas de um embuste cruelmente aplicado por quem justamente deveria pugnar pelas boas práticas na educação brasileira”, finalizou o dirigente.

Fonte Conselho Federal OAB

  • Sobre o autor" A palavra é o instrumento irresistível da conquista da liberdade" Ruy Barbosa.
  • Publicações773
  • Seguidores575
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações282
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mec-patrocina-verdadeiro-estelionato-educacional-afirma-lamachia/451439006

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sem delongas, o presidente da OAB deveria expor que, estelionato mesmo é a questão do exame de ordem no pais com inscrições a preços de ouro ou seja R$ 260,00 por aluno que frustadamente tenta passar neste exame cada vez mais rigoroso , e frustrado depois de 5 anos de faculdade não tem o direito de ser um profissional liberal. Ademais o dinheiro arrecadado de mais de 60 mil inscrições não existe transparência e não sabemos para onde vai este dinheiro. sem contar que depois de alguns terem passado no difícil exame de ordem tem que pagar sua anuidade para exercer a profissão de advogado ou seja mais de R$ 900,00 reais anual que também não existe transparência e não sabemos para onde vai o dinheiro. Outro grave problema é a questão dos cursinhos, o aluno já pagou 5 anos de faculdade e depois se submete a ter que fazer os benditos cursinhos caríssimos, ou seja uma industria de arrecadação de dinheiro, que ninguém sabe explicar o porque disso . O pior é que ninguém no congresso tem o saco roxo para mexer com isso muito menos na área jurídica tipo o STF não faz nada por nós simples mortais que entramos numa faculdade com o sonho de se tornar um advogado ou um profissional liberal na área Jurídica e no decorrer dos anos conseguimos o diploma colação de grau mas longe de ser advogados , pura utopia e ninguém mas ninguém que esta no poder faz nada por nós . Manoel Marcello Cerare Filho RG 13 586 420 continuar lendo